Páginas

sábado, 31 de outubro de 2015

O que quer dizer cativar?

Piuí  Piuí, galerinha que viaja a bordo da LLM!

E aí vamos compartilhar momentos?! Depois de algumas semanas, feriado e semana de provas, sem fazermos nossas viagens de terça à tarde. Passo hoje para fazer o registro da nossa décima nona oficina de leitura e letramento “O que quer dizer cativar?” que aconteceu no último dia 27 de outubro de 2015 e para convidá-los a interagir aqui conosco.

No horário de sempre, tripulação na estação e locomotivo apitando, embarcamos e de cara avistamos a paisagem da dinâmica “Fato/descoberta e sua importância”, seguida do famoso desenho do “chapéu” de Exupéry e as reflexões sobre como cada pessoa é capaz ou não de ver as coisas que os rodeiam e de priorizarem o que de fato é importante em suas vidas. Claro que a dinâmica foi pensada para provocar riso e/ou atenção da tripulação à cada fato/descoberta mencionada com suas explicações desconexas. Contemplamos ricas paisagens nos fatos/descobertas dos tripulantes!


Saindo dessas, a locomotiva já nos apresentava a paisagem do vídeo do filme O Pequeno Príncipe de 1974, parte do dialogo entre o Pequeno Príncipe e a Raposa. Assim seguimos um longo trecho, envolvidos em uma discussão sobre o que os tripulantes entendem por CATIVAR. Seguido de suas opiniões sobre o que pensam a respeito da amizade: dificuldades, necessidade, vantagens, com quem e o que fazer para se ter uma amizade verdadeira e que não se abala mesmo em momentos de contradições e etc... Deixando essa paisagem contemplamos a do vídeo “Cativar: o valor da amizade”.

A paisagem seguinte foi vivenciada pela tripulação, como um momento de criação. Em equipes, eles produziram acrósticos a partir da palavra CATIVAR e o que a ela está relacionado. Os acrósticos foram ilustrados com desenhos ou recortes de revistas e socializados com a turma. Essa paisagem foi desenhada pelos tripulantes com base em todas as reflexões feitas até aquele momento.

Já que havíamos contemplado tantas paisagens motivados pela obra de Exupéry  precisávamos de um momento para apresentar O Pequeno Príncipe a quem não a conhecia  e assim, por meio de fotos ilustrativas da obra com algumas de suas quotes mais conhecidas, avistamos um  trechinho de suas paisagens, aproveitando para convidar os tripulantes a  percorrerem todos os significativos trechos da obra.

Aproximando da estação de desembarque, ainda comtemplamos a paisagem do vídeo “O que e importante para você?” Trecho do mesmo filme de 74. E antes do piuí de desembarque, foi feito o sorteio do desafio da semana “Fico sem graça quando...” Ansiosa para contemplar essa paisagem no próximo embarque!


Beijos e até o próximo embarque, amigos e tripulantes!

2 comentários:

  1. Essa oficina foi um encanto com o Pequeno Princípe, pois todos estavam a todo vapor com as atividades propostas.........ei Zilma gostei das fotos viu e aquela minha haha!! nem comento.......kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. E essa tarde foi mais que boa, estava ótima além das ótimas reflexões as coutes do pequeno príncipe são perfeitas foi tudo de bom amo muito essas tardes como este povo lindo ... 

    ResponderExcluir